MÚSICA

“Motivo” é o disco de estreia da cantora e compositora LILIAN. O EP que possui um repertório afetivo, confessional e poético, traz cinco canções autorais Égide, Motivo, Branquela, De Amor e Viajante.

O EP foi viabilizado através de financiamento coletivo (crowdfunding) com a participação de mais de 200 fãs de todo o Brasil. O nome do álbum, além de ser nome de uma das músicas do disco, foi inspirado no poema homônimo de Cecília Meireles.

As gravações aconteceram em Setembro de 2015 no estúdio “Cia. dos Técnicos” no Rio de Janeiro, em um estilo “quase ao vivo”, inclusive a voz da cantora, em take único guiando a dinâmica dos músicos e dando mais emoção a cada canção.

A produção é de Andre Vasconcellos, produtor musical e baixista reconhecido por suas performances com Djavan, Hermeto Pascoal, Leila Pinheiro e Hamilton de Holanda. Entre os músicos: Marco Vasconcellos (violões e guitarra), Milton Guedes (gaita), Thiago da Serrinha (percussão), Eduardo Farias (piano e acordeom), Serginho Trombone (trombone) e Andre Vasconcellos (baixo).

A direção de arte e fotografia é de Alice Venturi, que pintou a tela que fez parte da composição da capa do disco.

LILIAN lançou “Motivo” no mês de outubro de 2015 em todas as plataformas de streaming.

Ficha Técnica

Produzido por Andre Vasconcellos.
Gravado por Fabrício Matos no Companhia dos Técnicos (RJ) em Setembro de 2015.
Mixado por Fabrício Matos no estúdio “3 little Pigs”.
Masterizado por Alexandre Rabasso no Aura Mix e Master (RJ).

Direção geral: LILIAN
Produção Executiva: Diogo Garcia
Assistente de Produção: Leticia Meurer
Direção de Arte e Fotografia: Alice Venturi
Obra da artista Alice Venturi: “Égide”, acrílica sobre tela 80×70 cm.
Diagramação: Angelina Hemckmeier
Acessórios: Lu Morrissy
Beleza: Graciele Araújo

Making of - EP Motivo - LILIAN

Faixa a Faixa nas palavras da LILIAN

Égide: a expressão significa proteção, cuidado e pode também ser o nome de uma pessoa. Quando fiz, eu realmente acreditava que era uma mensagem para uma amiga, mas depois de fazer uma oficina com a Monique Aragão e ler seu livro: “Música, Mente, Corpo e Alma” (livro fantástico que eu indico muito para cantores, músicos, artistas e curiosos!), eu entendi que a gente nunca fala pro outro, mesmo quando pensa que está falando. A música é um xodozinho e tem um coro da palavra “diraiê”, brinco que a expressão vem do dialeto “lilianês” e significa coisas boas, bonitas e libertadoras.

Motivo: Dá nome ao disco, tem ligação com o poema homônimo da Cecília Meireles e eu preciso me concentrar pra não desabar no choro quando canto. Compus, como a maioria das minhas músicas, em partes. Trabalhava um pouco, largava… Depois a música voltava na minha cabeça e eu continuava. O trecho final nasceu dentro do metrô vindo do centro do Rio pra Copacabana e eu tava feliz que tinha acabado a música e tentava ser discreta pra cantar e gravar com o celular, sem dar muito a pinta de maluca!

Branquela: um samba bem humorado e totalmente autobiográfico. Afinal, a pessoa tem que ser muito cara de pau pra nascer no “Rio da Vaca” e querer compor samba no Rio de Janeiro! No show é uma festa, refrão fácil, chiclete e todo mundo canta junto! Ah, eu quero mesmo sair numa escola de samba, mas só se for de passista sambando no chão! Aceito convites! rs

OBS: o Rio da Vaca existe! É o nome do vilarejo da zona rural onde eu fui criada, fica no município de Lauro Müller, sul de Santa Catarina.

De Amor: Bossa nova, fofa e delicada… Romântica e sofrida, eu também sou dessas! E tem gente que “não cabe em um refrão”, aposto que você conhece alguém assim!

Viajante: Foi a única canção que compus de cabo a rabo, letra e melodia em uma meia hora. Não toco nenhum instrumento descentemente, nem sei tocar minhas músicas, componho gravando, escrevendo… Minha inspiração era a música “Sea” do Jorge Drexler, artista que eu sou muito muito fã. É uma auto-ajuda pessoal… O André traduziu minhas ideias pra esta canção e a gaita do Milton Guedes abalou minhas estruturas. É ouvir e arrepiar… ouvir e arrepiar… ouvir e arrepiar… <3

Letras e Cifras

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?