Lançamento

‘Ao Pé do Ouvido’: Com arranjos em piano e violão, LILIAN lança álbum intimista dia 26 de novembro

Entre músicas autorais, novas versões de sucessos e gravações inéditas, LILIAN faz sua estreia na produção musical e celebra o lançamento com show on-line no YouTube.

Assim como muita gente, a cantora e compositora LILIAN teve um ano de 2020 atípico. Com seus projetos parados, ela passou todo o período da pandemia reclusa, em meio à natureza, na Serra do Rio de Janeiro. Estar sozinha provocou muitas reflexões sobre si mesma, sobre a vida e sobre sua música. Assim, no silêncio da quarentena, nasceu “Passarinho”, composição que trouxe consigo a inspiração para o álbum “Ao Pé do Ouvido”, de 14 faixas, que estreia em todas as plataformas digitais no próximo dia 26 de novembro, com distribuição via Tratore e editora Warner Chappell.

Ao Pé do Ouvido” é um álbum que acalma. Intimista, traz a marcante e doce interpretação da artista em letras profundas que refletem um momento difícil, intenso, marcado por muitas descobertas, autoconhecimento, espiritualidade e busca por esperança. O lançamento será celebrado com um show on-line no canal de LILIAN no YouTube (youtube.com/LilianOficial), que acontecerá no domingo, 28/11, às 20h, com transmissão ao vivo direto do Eco Som Studios, em Botafogo, RJ. 

Produzido quase que inteiramente a distância, de forma independente e instintiva, “Ao Pé do Ouvido” traz 14 faixas com arranjos sofisticados em piano e violão entre músicas autorais inéditas, canções já conhecidas revisitadas, e ainda, versões de músicas que já frequentavam o seu repertório como “Eterno” (David Alfredo), “Certos Amigos” (Daniel Lucena) e “Simples Assim”, de Lenine e Dudu Falcão, primeiro single do álbum, que ganha vídeo visualizer também no dia 26/11, ao meio-dia.

Ao Pé do Ouvido” também marca a estreia de LILIAN na direção musical, assinando todas as faixas do projeto, acompanhada pelos músicos e amigos de longa data, Eduardo Farias no piano, e Marco Vasconcellos no violão. A mixagem é de Fabrício Matos e Tércio Marques e a masterização de Ricardo Garcia

– O início da pandemia foi um período muito difícil para mim. Eu estava mal, triste, sem esperança, sem expectativas para o futuro, sem conseguir me animar. Comecei a fazer acompanhamento psicológico pela primeira vez e, tentando buscar essa fonte de esperança, fui me reerguendo e construindo o projeto do álbum – diz a cantora catarinense, que reside no Rio de Janeiro, e que tem como sua mais forte inspiração musical o uruguaio Jorge Drexler e como referência Gilberto Gil.

Apesar do processo de criação ter nascido com “Passarinho”, “Simples Assim” foi a escolhida como o primeiro single por resumir – de maneira simples – tudo o que o período de quarentena representou em sua vivência musical. A canção já era executada em shows, e agora, ganha versão de estúdio.

– “Simples Assim” resume um pouco desse trabalho, por isso foi escolhida como primeiro single. “Ao Pé do Ouvido” tem simplicidade no melhor dos sentidos. Eu comecei a gravar em casa, testando, me descobrindo, ao mesmo tempo em que vivia um turbilhão de coisas na pandemia. Essa canção reflete essa busca por algo simples, mas muito poderoso em suas mensagens – diz.

“É, eu ando em busca dessa tal simplicidade // É, não deve ser tão complicado assim // É, se eu acredito, é minha verdade // E é simples assim”

Mas foi com “Passarinho” que LILIAN despertou para seguir em frente. Composta em janeiro de 2021, durante caminhadas matinais em Petrópolis, a canção foi o estopim para a artista se reerguer, em busca de novas inspirações. “Passarinho” traz um arranjo leve e cheio de doçura.

“Corro passarinho

Voo com meus pés no chão”

– Eu compus “Passarinho” enquanto caminhava pela natureza, foi a canção que me trouxe um respiro, que me fez ver além de todo o momento difícil. E no dia que essa canção nasceu, eu já sabia que meu próximo álbum se chamaria “Ao Pé do Ouvido”. Quando você fala ou canta ao pé do ouvido, é algo muito sutil, um sussurro, delicado… Você tem que ser muito assertivo. E eu queria que essas canções fossem assim: direto no coração. Queria que elas passassem aquilo que eu estava buscando para mim, esperança, fé, carinho, afago… Era esse aconchego que eu queria e é isso que vou oferecer – conta a cantora e compositora. 

Durante o ano de 2021, na quarentena, LILIAN lançou 3 EPs: “Afago” (junho), “Afeto” (julho) e “Fé” (agosto), que já adiantaram algumas das canções de “Ao Pé do Ouvido”, entre elas, “Viajante”, “Certos Amigos”, “Laralulorê” e “Sassá”. Os EPs também trouxeram sucessos do seu repertório revisitados com os novos arranjos como “Bem-Vindo Amor Próprio”, “Diraiê” e “Prece”. Esta última, sua canção mais conhecida, gravada pelo Padre Fábio de Melo.

Na canção “Laralulorê”, homenagem para as suas sobrinhas, LILIAN conta com um coro de meninas do Coral Infantil que ela participava quando criança em Lauro Müller, SC. Já para o coro de “Diraiê”, a cantora chamou cinco fãs de diferentes regiões do país para cantar junto. Todos gravados remotamente.

Realizar um trabalho que se propõe a ser íntimo e afetuoso sem se encontrar pessoalmente com os parceiros foi um grande desafio deste momento pandêmico. O resultado bem sucedido só foi possível graças à tecnologia e aos laços musicais e afetivos construídos em anos de trabalho, em especial com os músicos – diz.

Além de “Prece”, também compõem o álbum outras canções que falam sobre espiritualidade e religiosidade, assunto caro à artista e constantemente presente em seu repertório. Em “Ao Pé do Ouvido”, as faixas “Eu Não Sei Rezar”, “Pai Nosso” e “Ave Maria Sou Fé”, que refletem suas crenças, ganharam novas versões. Esta última, a canção mais curta do disco, conta a sua história de devoção à Nossa Senhora e é também uma homenagem à sua avó paterna.

As gravações foram finalizadas em setembro, e as últimas cinco canções (“Teu Sorriso”, “Prece”, “Simples Assim”, “Eterno” e “Diraiê”, uma homenagem aos fãs), foram gravadas no Estúdio Fibra no Rio de Janeiro. Cada música do álbum terá um videoclipe que será disponibilizado no canal da cantora, além da série de vídeos “Da História Se Fez A Canção que contará sobre o processo de composição das obras.

 

FAIXA A FAIXA –  Conheça “Ao Pé do Ouvido”

Simples Assim 

A composição de Lenine e Dudu Falcão fala sobre desenvolvimento pessoal e a busca pela simplicidade nas escolhas e na vida. Faz parte do repertório da LILIAN desde 2016 e dialoga com os temas que a artista compõe. O vídeo de sua interpretação, registro de um show no Solar de Botafogo, conta com mais de 100 mil visualizações no seu canal do YouTube.

“Viver é uma paixão do início meio ao fim

Pra quê complicação

É simples assim”

Passarinho – LILIAN | Passarinho (Clipe Oficial)

Canção que inspirou o nascimento do projeto “Ao Pé do Ouvido”, após praticamente um ano de recolhimento da pandemia. Composta em 14/01/2021 durante as caminhadas matinais da artista. “Fala sobre medo, insegurança e a importância do apoio terapêutico para seguir quando não se pode controlar o mundo externo”, afirma LILIAN

“Corro passarinho

Voo com meus pés no chão”

Eterno

A composição de David Alfredo inspira a ir em busca dos nossos sonhos. Faz parte do repertório dos shows de LILIAN desde 2015. Canção querida pelos fãs e sempre gera comoção nas apresentações ao vivo.

“Penso que fiquei maior 

Me eternizo na vida

A estrada ficou menor”

Teu Sorriso

Última canção composta para o álbum, em agosto de 2021. Da mesma forma que “Passarinho”, nasceu durante as caminhadas matinais de LILIAN. Na letra, um manifesto ao amor próprio. “Falo sobre movimento, mudança, sobre encontrar nosso Eu do futuro e nosso Eu do passado, abraçá-lo e se orgulhar dele”, diz a cantora e compositora.

“Eu levo um brilho imenso no olhar

Sou rio 

Vou passando sem pesar

Eu vim correndo à frente só pra ver

No espelho, teu sorriso” 

Viajante – LILIAN | Viajante (Clipe Oficial)

Canção lançada originalmente no primeiro álbum da artista, Motivo (2015) e muito querida pelos fãs. Para o projeto ganhou uma nova versão em piano e voz. Sua letra inspiradora fala sobre autoconhecimento, evolução e a importância de persistir nos seus objetivos.

“Eu sou viajante de mim

Não quero só certezas

Quero caminhar”

Certos Amigos – LILIAN | Certos Amigos (Clipe Oficial)

Composição de Daniel Lucena, saudoso artista catarinense que faz parte da memória afetiva da conterrânea LILIAN. Fala sobre a importância da amizade e a brevidade da vida. Em todos os shows em SC, a canção ganhava o coro da plateia, já há tempos LILIAN queria registrá-la na sua voz e este projeto intimista foi o momento certo.

“Amigo é um cobertor, bordado de estrelas”

“A vida é pouca e o que vale é se querer mais e mais.” 

Eu Não Sei Rezar – LILIAN | Eu não sei rezar (Clipe Oficial)

Composta logo no início da quarentena de 2020, questiona os anseios espirituais e religiosos. É à sua maneira uma oração, relato íntimo de conexão com o divino.

“Meu Deus perdoa a indiferença

Eu não sei rezar”

Pai Nosso – LILIAN | Pai Nosso (Clipe Oficial)

Composta em dezembro de 2020, momento mais tortuoso para LILIAN na pandemia. Em um primeiro momento, pensou em enviar a canção para outro intérprete, mas o nascimento do projeto “Ao Pé do Ouvido” não deixou dúvidas de que sua intenção era parte do compilado do álbum. “A letra passeia pelos caminhos religiosos, entre questionamentos pessoais e a certeza da fé. É essencialmente uma oração”, diz a cantora.

“Sou grão de areia do teu mar

Mas venho pedir Pai Nosso

Pra minha cruz aliviar

Meu pranto abrandar

Faz tua fé multiplicar

Em mim”

Ave Maria Sou Fé

A canção mais curta do álbum, conta a sua história de devoção à Nossa Senhora e também é homenagem à sua nona paterna. “A fé que é transmitida através das gerações de mulheres”, diz. A canção tem relação direta com “Prece”.

“Sou filha, amiga, 

Sou irmã, mulher

Humana, falível

Maria sou fé”

Prece

Música mais conhecida da artista, é uma conversa com Nossa Senhora. Fala sobre a fé, o medo do amanhã e pede um colo de mãe. Na voz da LILIAN, foi distribuída nas plataformas em versão ao vivo (registro do show no Solar de Botafogo em 2016) e em versão de estúdio com produção do Rodrigo Vidal no álbum “Presente” (2017). Também foi gravada pelo Padre Fábio de Melo no álbum “Clareou” (2017). Para o álbum “Ao Pé do Ouvido” ganhou uma versão em voz e violão. Curiosamente, quase não entra no projeto, pois foi a canção que não foi possível gravar à distância. Por ela, as últimas músicas gravadas foram em estúdio, captadas ao vivo com voz e o violão de Marco Vasconcellos.

“Minha Nossa Senhora

Me dá um colo

Faz tempo que a gente não conversa

Eu vivo nesse mundo tanta pressa

Mas eu não esqueci do teu amor”

Bem-Vindo Amor Próprio – LILIAN | Bem-Vindo Amor Próprio (visualizer)

Lançada originalmente no álbum “Presente” (2017) é a segunda canção mais conhecida, compartilhada e ouvida da artista. Com letra empoderada que exalta a força feminina, fala do autocuidado e do reconhecimento de nossas forças.  

“Assim como a si mesmo

Isso de se amar não é brincadeira

Ninguém dá o que não tem

Sou o meu amor

Pela vida inteira”

Sassá – LILIAN | Sassá (Lyric Vídeo)

O título é o apelido carinhoso que a LILIAN deu para sua melhor amiga, a quem dedica a canção. É uma declaração de amizade e irmandade. Curiosamente, a Sassá era inicialmente uma fã e a relação afetiva teve início no Twitter em 2010.

“Graça é tua companhia

Irmã que eu escolhi”

Laralulorê – LILIAN | Laralulorê (Clipe Oficial)

Canção em homenagem a Lara, Luiza e Lorena, canta a ancestralidade por meio do amor às meninas, sobrinhas da LILIAN. A relação a distância e a comunicação por telas (elas moram em SC), foi intensificada na pandemia.

“A felicidade é uma menina

Professora pequenina sempre lembro de você”

Diraiê

Música lançada originalmente no primeiro álbum da artista, “Motivo” (2015), fala sobre esperança e afeto. Muito querida pelos fãs, recebe esta nova versão em voz e violão e finaliza com um coro de diraiês – como LILIAN chama seus fãs carinhosamente – que gravaram remotamente com seus celulares a participação. A palavra título é neologismo criado para transmitir leveza, alegria e liberdade.

“Dá a mão e vem ver o tempo passar

Vem abre um sorriso, inventa o motivo

A vida só vai melhorar”

 

FICHA TÉCNICA: 

Voz, Composição, Direção Geral e Produção Musical: LILIAN

Piano: Eduardo Farias

Violão: Marco Vasconcellos

Coro: Laralulorê – Meninas do Coral Anjos Mineiros de Lauro Müller/SC

Coro: Teu Sorriso – Sáskia Teixeira e Munique Costa

Coro: Diraiê – Fãs da Central de Fãs LILIAN | Daniela Souza ,Pe. Victor Hugo Nascimento da Silva, Raiene  Silva , Felipe Rodrigues e Lara Costa

Mixagem: Fabrício Matos (Nas músicas: Passarinho, Bem-Vindo Amor Próprio, Viajante, Certos Amigos, Sassá, Laralulorê, Ave Maria Sou Fé, Pai Nosso e Eu Não Sei Rezar)

Mixagem: Tércio Marques (Nas músicas: Simples Assim, Eterno, Teu Sorriso, Prece e Diraiê)

Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)

Gravado remotamente em Home Estúdio: Passarinho, Bem-Vindo Amor Próprio, Viajante, Certos Amigos, Sassá, Laralulorê, Ave Maria Sou Fé, Pai Nosso e Eu Não Sei Rezar. 

Técnica de Gravação Home Estúdio: Munique Costa (Niquita) 

Gravado no Estúdio Fibra: Simples Assim, Eterno, Teu Sorriso, Prece e Diraiê.

Técnico de gravação do Estúdio Fibra: Prodbylance 

Produção Executiva: Munique Costa (Niquita) e Diogo Garcia

Foto de Capa: Daryan Dornelles

Designer Gráfico: Quiris Neris

Empresariamento: Diogo Garcia

Editora: Warner Chappell

Distribuição: Tratore

 

SOBRE LILIAN

Cantora e compositora de música brasileira, LILIAN é catarinense, radicada no Rio desde 2011. Sua canção “Prece” foi gravada pelo Padre Fábio de Melo, participou da 5ª edição do The Voice Brasil e já lançou 3 álbuns: “Motivo” (2015), “Presente” (2019) “Ser o que se é” (2020). Seu novo álbum “Ao Pé do Ouvido” será lançado em 4 partes de junho a novembro de 2021. Suas letras fortes nos levam por um caminho poético à reflexão. Falam sobre amor próprio, autoconhecimento, espiritualidade e feminismo. Sua interpretação é profunda e madura, sem perder a doçura de sua voz. A artista conta com mais de 80 mil seguidores nas redes sociais, seus vídeos somam mais de 5 milhões de visualizações e suas músicas autorais tem 600 mil plays nas plataformas digitais.

SERVIÇO – SHOW ON-LINE DE LANÇAMENTO:

Show on-line de lançamento com transmissão ao vivo direto do Eco Som Studios, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Dia: 28 de novembro de 2021, domingo

Horário: 20h

Onde: youtube.com/LilianOficial

OUÇA ‘AO PÉ DO OUVIDO’ NAS PLATAFORMAS DIGITAIS:

https://tratore.ffm.to/aopedoouvido

SIGA NAS REDES

Fique por dentro do que acontece nos canais oficiais da LILIAN.