Apostando numa MPB Pop, a canção vai desenhando os caminhos de seu Novo Álbum que será lançado em Outubro
Aceitar quem se é, reconhecer e honrar a trajetória, uma conversa com Deus. São o norte da nova canção da LILIAN: Ser o que se é. MPB com letra e melodia em destaque, sensibilidade à flor da pele, um arranjo
envolvente que flerta com o R&B e um canto limpo que já são marcas da artista. O single faz parte de seu novo álbum autoral que tem finalização prevista para outubro de 2023.
Ser o que se é é composição da LILIAN e já foi lançada em versão intimista de violão e voz no início da
pandemia de Covid-19 em 2020, é das canções mais queridas pelo público da artista e que causa grande
comoção nos shows. Ela ganha agora uma versão com banda completa, novo arranjo, produção da própria artista e participação de grandes músicos, dentre eles o baixista: Dadi Carvalho – Novos Baianos, Tribalistas e Marisa Monte.
“A pandemia, o isolamento, as mudanças que tivemos como sociedade me fizeram repensar e revisitar várias canções do meu repertório, algumas delas ganharam mais força e importância e com elas estou trabalhando e construindo meu novo álbum aos pouquinhos. Tudo começou com o lançamento de Quero dançar com você em julho de 2022, depois vieram Teu Sorriso e Passarinho, agora Ser o que se é se une a este repertório em construção que pretendo finalizar como álbum em outubro de 2023. O fio condutor são minhas composições que já existem e estão nascendo com temas como autoconhecimento, espiritualidade, autoamor, sobre ser mulher. Falo sobre o que vivo na pele e talvez esse seja o meu caminho de conexão com meu público.” Afirma LILIAN.
A artista assina a produção da faixa gravada no Estúdio Cia dos Técnicos no Rio de Janeiro e tem participação dos músicos: Dadi Carvalho (Baixo), André Siqueira (Percussão), Eduardo Farias (Piano), Pedro Mamede (Bateria) e André Siqueira (Violão). Na equipe técnica: William Luna (Técnico de Gravação), Mixagem de Fabrício Matos e Masterização de Ricardo Garcia (Magic Master).
“Produzir minhas músicas tem sido dos meus maiores desafios como artista, para obter o resultado que
idealizo eu me cerco de instrumentistas que confio e que sei que podem somar e colaborar com o crescimento da canção, também prefiro gravar tudo “ao vivo” é uma característica que não abro mão. Inclusive a minha voz é registrada junto com a banda, a sensação de tocar junto e guardar a música com a respiração de cada um é incrível! Não gosto de editar a minha voz, nem fazer recortes, gosto de como soamos juntos. Pode parecer um saudosismo musical de uma época que nem vivi, mas pra mim, nada mais é que a diversão de tocar junto com amigos e desfrutar a brincadeira. Entre palco e estúdio, sem dúvida eu prefiro o palco e a espontaneidade da música viva. Fui juntando o que aprendi com produtores experientes com quem trabalhei e hoje uso isso como método. Ser o que se é nós gravamos em 15 minutos, foi o tempo de passar uma vez com todos o arranjo e após o fim do primeiro “valendo” todos concordamos de que o take tava lindo e cheio de sentimento! Depois disso foi ouvir junto e se abraçar na sala da técnica!” Conta LILIAN.
Estar em conexão com quem se é, o medo de se perder no caminho são temas que aparecem em outras obras da compositora. Uma curiosidade é que Ser o que se é entraria no álbum Presente (gravado em 2017) e por sugestão do então produtor Rodrigo Vidal, ficou de fora. Em 2018, LILIAN mudou um trecho da letra e ela passou a fazer parte do repertório dos shows. Nos momentos tortuosos da vida, quando estou em oração, acredito que se Deus fosse me mandar uma mensagem era isso que ele ia me dizer:
Vem me dá tua mão/ Acalma o teu coração/ Contigo eu sempre vou/ É só você chamar por mim/ Vê nada foi em vão/ Da história se fez a canção/ E ser o que se é/ Foi que te trouxe até aqui.” Explica a artista.
Ficha Técnica:
Voz, Composição, Direção Geral e Produção Musical: LILIAN
Baixo: Dadi Carvalho
Violão: André Siqueira
Piano: Eduardo Farias
Percussão: André Siqueira
Bateria: Pedro Mamede
Técnico de gravação: William Luna
Mixagem: Fabrício Matos
Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)
Produção Executiva: Munique Costa (Niquita)
Assistente de Produção: Vanessa Sebastião
Assistente de Gravação: Raphael Castro
Assistente de Gravação: Pedro Duque
Foto de Capa: Munique Costa (Niquita)
Tratamento: Giuliane Gava
Empresariamento e Produção Executiva: Diogo Garcia
Editora: Warner Chappell
Gravado no Estúdio Cia dos Técnicos em Dezembro de 2022.